Especialidades

Psicoterapia

A psicoterapia é um processo que tem como objetivo trabalhar questões psicológicas, emocionais e comportamentais com técnicas específicas dos profissionais de psicologia na clínica.

Apesar de muitas pessoas ainda terem um pré julgamento sobre quem procura um psicólogo ser fraco, que não dá conta dos próprios problemas ou que tem alguma doença hoje em dia cada vez mais as pessoas vem tomando a consciência de que não é bem assim. A psicoterapia é importante e necessária para todas as pessoas afinal todo mundo tem questões e coisas que são difíceis de lidar e entender e que necessitam de um apoio extra para enfrentar tudo. O cuidado com a saúde mental é extremamente importante para se conseguir um equilíbrio, se você está passando por uma situação difícil, acha que ninguém vai te entender, está tendo crises ou então está tendo problemas em outras áreas da sua vida não deixe de entrar em contato e agendar uma primeira sessão.

Avaliação Psicológica

A avaliação Psicológica é um processo técnico e científico que tem por objetivo avaliar e descrever, utilizando técnicas e instrumentos específicos de maneira a analisar como funciona o psicológico da pessoa podendo ser aplicada em crianças, adolescentes, adultos e idosos.

E como funciona o processo dessa avaliação psicológica?

São marcadas algumas sessões em que serão feitas entrevistas, aplicações de testes e atividades. Ao final desse processo emite-se um laudo em que constarão os resultados do que foi verificado, devendo haver posteriormente uma devolutiva, para esclarecer os pontos necessários ao paciente.

Em quais casos é utilizada a avaliação psicológica?

•         É utilizada para avaliar processos psicológicos, como personalidade, comportamento, determinadas aptidões e competências intelectuais, cognitivas, emocionais, sociais entre outras;

•         Quando outros profissionais da saúde, da educação e de outras áreas necessitam de respostas para confirmar ou não suas suspeitas quanto a alguma hipótese;

•         Quando necessita de um complemento para ocorrer um diagnóstico de problemas psicopatológicos diversos;

•         Para quem está passando por um processo de cirurgia bariátrica e necessita de uma autorização dando conta que você está apto para passar pelo processo cirúrgico;

•         Da mesma forma, a quem está passando por um processo de cirurgia de laqueadura ou vasectomia e precisa de autorização de que você está apto para passar pelo processo;

•         Quando você passou em um concurso é necessário que passe por uma avaliação para comprovar que está apto ao cargo;

Neuropsicologia

A neuropsicologia é uma área dentro da psicologia que foca seus estudos conjuntamente à neurologia, ou seja, estuda vários processos, dentre eles: atenção, memória, percepção visual e linguagem. Levando sempre em conta como são formados todos estes processos do corpo, além de analisar seu funcionamento junto com o seu comportamento e saúde mental.

Avaliação Neuropsicológica

A avaliação Neuropsicológica pode ser feita em crianças, adolescentes, adultos e idosos e tem como função avaliar, investigar e criar hipóteses para junto à uma equipe multiprofissional criar o plano de tratamento mais adequado para cada paciente. Normalmente o paciente faz a avaliação neuropsicológica porque está com uma queixa específica e o profissional de saúde que o atende sente a necessidade de uma investigação mais profunda para confirmar ou não sua hipótese ou hipóteses.

Na primeira sessão ocorre uma entrevista para entender a queixa, quem o encaminhou além de conhecer o paciente. Nas sessões seguintes são aplicados materiais específicos da psicologia, como testes e alguns materiais de apoio diversos, dentre eles: atividades e brincadeiras. A duração de todo o processo varia de cada paciente, mas normalmente tem duração entre 5 e 10 sessões podendo variar para mais ou para menos. Não necessita ser uma sessão por semana podendo ter mais sessões no mesmo dia ou várias sessões na mesma semana, o que define é o quanto o paciente consegue sem que influencie o resultado e a qualidade do testes e atividades aplicadas.

Avaliação para cirurgias

Para se submeter a alguns procedimentos cirúrgicos como a bariátrica, vasectomia, laqueadura entre outros, a pessoa deverá  passar por uma equipe multidisciplinar e um desses profissionais é o psicólogo.

Nesse processo a pessoa é submetida a uma  avaliação psicológica que tem como objetivo verificar se a mesma se encontra apta ou não para ser submetida ao processo cirúrgico, além de preparar para o pre e pós operatório.

Esse processo é de extrema importância pois algumas cirurgias são irreversíveis e se não feitas com cuidado podem gerar consequências graves para o indivíduo. Apesar de a grande maioria das pessoas estarem em processo para se submeterem a cirurgias de maneira imediata, é necessária a compreensão de que esse processo de avaliação não vai ser rápido (normalmente durando de 5 a 10 sessões) e que deve ser levado a sério para evitar casos de reganho de peso na cirurgia bariátrica, casos de mudança de compulsão (sair da comida e ir para bebidas alcoólicas, comprar em excessos entre outras) um arrependimento, perda de identidade entre várias outras questões psicológicas.

Abordagem e atendimento

Dentro da psicologia temos várias abordagens para trabalhar com o cliente, algumas são mais conhecidas como a psicanálise ou a comportamental. 

A abordagem teórica escolhida pela profissional torna a maneira como cada uma entende o cliente e sua construção distinta e todas tem suas qualidades e importâncias.

Acabei por escolher uma determinada abordagem para me guiar profissionalmente que é a Cognitivo Comportamental (TCC). Ta! Mas e aí, o que é essa tal de Terapia Cognitivo Comportamental?

A Terapia cognitivo comportamental foi fundada no início dos anos 60 por um neurologista e psiquiatra norte americano chamado Aaron Beck, ele percebeu que o meio influencia em como somos mas o interno também influencia, ou seja podemos ver, sentir e pensar uma mesma situação de forma diferente tendo um impacto diferente para cada pessoa. Essa abordagem tem como objetivo identificar padrões de comportamento, pensamentos, crenças e hábitos que estão na origem dos problemas.

Essa diretriz teórica, assim como qualquer outra, mais do que limitar nós psicólogos, nos ajuda a traçar um caminho para percorrermos juntos em direção ao que vocês nos trazem como demanda! 

 

© 2019 por Rômulo Carvalho. Orgulhosamente criado com Wix.com